Foto1

Cuidados que você deve ter com o seu pet nas festas de final de ano

Foto1

Fim de ano chegando e muitos já estão se preparando para as festas. Mas além de toda a comida e os enfeites, é preciso cuidado especial com os pets.

Tanto cães, como gatos, se sentem incomodados e assustados durante o período entre Natal e Ano Novo. Barulho, música alta, pessoas estranhas e os temidos fogos de artifício podem causar uma verdadeira dor de cabeça aos tutores e mais ainda aos animais.

Barulho

Conversas, gritarias, música alta. Todo tipo de barulho estranho ao pet pode estressá-lo, e muito. Alguns cães são mais sociáveis e conseguem andar pela casa sem problemas com isso, mas nem todos.

Gatos, principalmente, tendem a se esconder quando a casa está muito cheia e há ruídos que eles desconhecem. O medo é tanto que alguns felinos chegam até a fugir de casa.

Para evitar contratempos, reserve um cômodo da casa ou espaço tranquilo para manter o pet, longe da agitação e de outros animais. Coloque seus brinquedos, cama, potes de água e ração no ambiente para que ele perceba que está em local seguro.

Tome cuidado com:

  • Outros animais que estiverem na casa – alguns pets se dão bem com outros animais, mas alguns podem ficar agressivos e querer brigar;
  • Alerte aos demais presentes na festa para que não fiquem alimentando o pet com restos de comida. Isso pode causar problemas gastrointestinais no pet;
  • A maioria dos cães gosta de crianças, mas em ambientes desconhecidos ou até mesmo em casa, eles podem ficar ansiosos e causar acidentes;
  • Mantenha seu bichinho longe de enfeites ou quaisquer outros objetos que ele possa mastigar e engolir.

Rojões e fogos de artifício

Os temidos! Os principais vilões de todas as festas de fim de ano para os pets são os estampidos causados por rojões e fogos de artifícios. É comprovado que os ouvidos dos animais são mais sensíveis do que os nossos, o que faz com que eles ouçam com mais intensidade.

Por isso, atenção extrema com seu amigo. Se possível, durante a queima de fogos, fique junto com ele, conversando, acariciando para que ele se sinta seguro e não se estresse.

Para quem tem gatos, os cuidados são ainda maiores: certifique-se de que há um lugar para ele se esconder, feche e bloqueie todas as possíveis rotas de fuga e mantenha-o por perto.

A presença do tutor é fundamental para que o pet se sinta seguro e tranquilo.

Caso seu pet vá ficar em um hotel para pets é interessante buscar hospedagens que possuam isolamento acústico.

E nada de dar medicamentos calmantes para os pets sem conversar com o seu veterinário antes.

Comida

Como já alertamos, oferecer comida humana para os pets pode ocasionar diversos problemas de saúde, como distúrbios gastrointestinais, engasgo e até mesmo problemas graves que podem levar ao óbito.

Animais que já possuem problemas de saúde, como obesidade e diabetes, devem ficar bem longe dos alimentos. Certifique-se de que o pet não terá acesso a mesas ou despensas.

Informe às pessoas da festa para que elas não ofereçam restos, ossos e nem mesmo frutas, como as uvas passas, ao animal.

Álcool então, nem pensar! Acredite: há gente que por “brincadeira” oferece bebida alcoólica aos animais, causando emergências veterinárias perigosíssimas. Todo cuidado é pouco.

Se estiver em casa, coloque a ração do seu bichinho no quarto em que ele está.

Caso estiver na casa de outras pessoas, leve ração e o próprio pote do cão ou gato.

Seu pet merece o melhor! Conheça o mapspet baixe e fique por dentro de mais notícias e dicas!

Play Store
App Store