erica-magugliani-q_TH75_MFTc-unsplash

Pets e fogos de artifício: saiba como proteger e lidar com o seu pet nesse momento

erica-magugliani-q_TH75_MFTc-unsplashAs festas de final de ano estão chegando e com elas, um problema muito frequente para quem é dono de pets: os fogos de artifício. Não apenas nas festas de fim de ano, mas o barulho causado pelos fogos também é muito constante durante outras celebrações ou conquistas esportivas e é normal que os animais de estimação se sintam desconfortáveis.

Esta situação acontece, pois, animais possuem uma sensibilidade auditiva muito superior à dos seres humanos. Além disso, o som dos fogos de artifício é muito mais estrondoso do que outros barulhos altos da rotina do animal. Portanto, muito do estresse sentido por eles também é relacionado, pois os pets entendem o excesso sonoro com uma ameaça.

Também é preciso entender que os animais não entendem exatamente o que é um dia de celebração, portanto, eles não têm interpretação sobre o contexto em que os fogos estão acontecendo, algo que acontece, por exemplo, com crianças, que também ficam incomodadas com o barulho.

Portanto, todas as reações que os animais apresentam quando acontecem fogos de artifícios ou rojões são normais. Boa parte delas são relacionadas ao aspecto sonoro, mas também é possível que alguns reflexos sejam por conta de alguns traumas sofridos ainda na fase de filhote, mas estes não são os casos mais comuns.

Saiba algumas dicas de como proteger e lidar com esse momento ao lado de seu pet

01 - A primeira dica importante é tentar fazer com que seu pet se acostume um pouco aos barulhos dos fogos de artifício. Para isso, é indicado que você faça pequenos exercícios ao longo dos dias próximos as festas de fim de ano, por exemplo. Execute sons de fogos de artifícios na televisão ou celular para o seu animal de estimação, enquanto isso, apresente um ambiente confortável para ele, converse e faça carinho para que o bichinho entenda um pouco mais a situação e consiga lidar com o desconforto.

02 - Ofereça um local seguro para seu pet durante a queima de fogos. Principalmente, em festa de fim de ano, é comum que ocorram explosões por longos períodos de tempo, em algumas cidades, superando os 20 minutos de barulho. É muito difícil que o seu animal fique 100% confortável o tempo inteiro. Portanto, crie um cantinho seguro para ele se esconder e evitar que fique correndo pela casa. Coloque alimentos e água neste local, para tornar a experiência mais aprazível.

Caso seu animal estiver acostumado a viajar em caixas de transporte, elas podem ser uma boa alternativa para isso.

3 - Uma técnica que é bastante utilizada é a colocação de algodão nos ouvidos dos pets. Este método pode reduzir um pouco o estresse dos animais, mas deve ser feito com atenção para não machucar os bichinhos. Procure orientação de seu veterinário para saber as melhores formas de executar este tipo de paliativo para os dias com grande ocorrência de barulho.

4 – Carinho! Este é o aspecto mais importante para reduzir o impacto dos fogos de artifício no humor de seu pet. Esteja junto dele e dê muito amor, dando momentos de conforto para ele.

Se você tem outras preocupações com a saúde de seu pet, baixe nosso app e mantenha seu bichinho sempre seguro e saudável.

Play Store
App Store