dodz8rp9oahxqc9u53t96yiau

Importância da adoção de pets.

adoção-de-cachorro-filhoteTer um animal de estimação é o sonho de muitas pessoas e faz parte da nossa cultura e realidade. Apesar de ser uma grande felicidade para grande parte dos tutores, para o animal esse acolhimento deve ser consciente. É preciso dispor de condições financeiras, tempo, dedicação e principalmente carinho para com os bichinhos.

Diversas campanhas por meio das redes sociais, televisão e projetos sociais têm incentivado cada vez mais a adoção dos animais. E os motivos são bastante plausíveis. O número de abandono de animais cresce a cada ano, o que aumenta a quantidade de animais de rua.

Segundo dados mais recentes, de 2014, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas brasileiras, sendo 20 milhões cães e 10 milhões gatos. Esse número deve ser muito maior nos dias de hoje.

Em grande parte dos casos, se estes não são adotados por uma família consciente, acabam por sofrer eutanásia por órgãos municipais ou morrendo por causas naturais como fome, frio, doenças adquiridas na rua, falta de assistência veterinária e maus-tratos.

Um dado bastante alarmante é quanto ao histórico de grande parte dos animais abandonados. Estima-se que a cada 10 animais nas ruas, 8 já tiveram um lar anteriormente. Ou seja, o abandono é latente, independentemente da classe social da família. Os motivos para o abandono são diversos e cruéis, como latido intenso, velhice, deficiência, mudança de residência, nascimento de filhos e muitos outros.

Apesar de a campanha para a adoção ter se intensificado nos dias de hoje, muitas pessoas ainda preferem comprar a adotar. O preconceito com animais de rua, que geralmente são sem raça definida, acaba por gerar essa preferência pela compra, que geralmente é de cães de raça. Cerca de 70% das pessoas prefere cães de raça definida. Apesar disso, é bom saber que existem muitos cães de raça precisando de um lar.

Motivos para adotar

Se você está pensando em ter um animalzinho, a adoção é o melhor caminho. Ao adotar um animal resgatado ou que ainda está nas ruas, você garante um lar, amor e carinho para um ser que já sofreu bastante. Você evita que estes morram nas ruas por falta de um simples cuidado diário, que pode ser feito por você.

Para pais e mães ou responsáveis, muitas vezes o pedido por um animalzinho leva o adulto a procurá-los. Ao adotar um animal carente, você ensina ao seu filho e às crianças com quem você convive, os verdadeiros valores de responsabilidade, comprometimento e, principalmente, de humanidade. Ele verá que vidas não se compram e que salvar um animal carente é a melhor forma de retribuir o carinho que estes animais tem conosco.

Como eles vem de uma situação sofrida, muitos deles se tornam gratos pela sua acolhida, o que os faz ainda mais carinhosos e bondosos. São companheiros para toda a vida e, independentemente da idade, vão sempre estar ao seu lado. Por isso, opte pela adoção.

O mapspet pode ajudá-lo a cuidar da saúde do seu pet. Baixe agora mesmo.

Play Store
App Store