fat-dog-1080x675

Pet acima do peso

fat-dog-1080x675

 

 

 

 

 

 

Assim como nós, seres humanos, os animais também precisam cuidar da saúde. Os problemas como excesso de peso podem acarretar inúmeras doenças e até diminuir ao tempo de vida do seu pet. Se o seu bichinho de estimação está acima do peso, fique atento e tome cuidado para que a saúde dele não fique comprometida.

Infelizmente, alguns donos dão petiscos ou alimentam seus cães e gatos com muita frequência, pensando em agradar os bichinhos. O que muitos não percebem é o quão prejudicial pode ser para os pets estarem acima do peso ideal. Ainda que seja prazeroso e divertido para vocês, esses momentos de petiscos e divisão de comida podem comprometer a saúde do animal.

Acompanhe, a seguir, o nosso artigo para saber como agir nesses casos!

Os problemas dos pets acima do peso

Por mais irresistível que seja a vontade de compartilhar a comida com o seu cachorro, essa não é a melhor ideia. E ainda que o seu bichinho esteja fofo, o excesso de peso pode acarretar vários problemas. É preciso observar além da aparência para identificar se o peso dele está proporcional ao seu tamanho e raça.

Normalmente, animais nesse estado apresentam grande dificuldade de respiração, doenças cardiovasculares, hipertensão, problemas endocrinológicos e nas articulações, além da dificuldade em regular a temperatura pelo índice alto de gordura corporal. Ainda, eles ficam tristes e estressados, pois não têm energia suficiente para brincar ou executar tarefas comuns.

O que fazer nesses casos

O que você deve fazer é uma pesquisa para entender o peso ideal para o tipo e raça do seu bichinho. A partir daí, você consegue identificar se ele está acima do peso e qual a proporção. Depois disso, busque um veterinário de confiança, para avaliar a situação do animal e estipular um tratamento, caso seja necessário.

O médico dará o retorno em relação ao sobrepeso, pois pode também ser sinal de alguma doença existente – isso apenas o profissional poderá informar. De qualquer forma, as consultas de rotina ajudam a manter o bem-estar e a saúde. O ideal é manter uma alimentação adequada, independente se você opta por fazer a comida ou usa da ração industrializada.

É preciso estar atento ao tipo, idade e raça do animal para buscar a dieta correspondente a ele. É importante também que você evite exagerar nos petiscos calóricos, por mais que ele goste. Pratique exercícios, por meio de brincadeiras ou passeios ao ar livre. É preciso que ele pratique exercícios e tenha uma rotina saudável. Tal qual o dono, o animalzinho carece de cuidados para manter a saúde em dia.

Viu como é importante estar atento ao peso do seu pet? Se ele está acima do peso ideal, não deixe de procurar um veterinário para tratamento o quanto antes. Agora você já sabe a quantidade de problemas que podem comprometer a saúde do seu bichinho se ele tem excesso de peso.

Gostou? Baixe o Mapspet, lá há diversos recursos que ajudam a cuidar ainda melhor do seu pet!

Google Play

App Store