Meu Pet está idoso, e agora?

 

Você percebeu que seu pet anda mais cansado, está perdendo muito peso ou engordando mais rápido e com dificuldades de realizar alguns movimentos que antes eram feitos com facilidade?

É, pode ser que o seu pet esteja ficando idoso.

E agora, o que você deve fazer?

Acompanhe algumas dicas sobre como cuidar do seu bichinho e garanta que essa fase seja a mais tranquila possível.

 

Leve-o ao veterinário com mais frequência

Quando o animal fica idoso, ele passa por várias alterações físicas e começa a apresentar alguns sinais como cansaço, falta de apetite, problemas dentários, dentre outros. Para cuidar de tudo isso é necessário que ele tenha um acompanhamento veterinário maior, pois, para se adaptar a todas essas situações, o seu pet precisará ter uma nova alimentação, trocar a rotina de exercícios, além de várias outras possíveis mudanças. E isso requer a orientação de um profissional que saberá exatamente do que o seu pet precisa.

Torne a vida do seu bichinho confortável

A idade mais avançada acarreta em vários problemas de mobilidade para o animal e ele também passa a não ter mais tanta energia para gastar com suas atividades. Aumente o conforto dele, colocando a cama, bebedouro e comedouro próximos um do outro e facilite o acesso do bichinho ao local onde ele costuma realizar as necessidades.

Diminua a intensidade de atividades físicas e brincadeiras

É super importante que o seu pet continue fazendo caminhadas e não pare com as brincadeiras, porém a duração e intensidade das atividades deve diminuir. Como agora ele não tem mais tanta energia, caminhadas mais curtas são uma boa opção para que ele não deixe de fazer exercícios, mas também não se canse tanto. Ah, lembre-se de trocar os brinquedos do seu pet para versões específicas para idosos, já que a dentição pode ficar mais fraca e ele vai precisar de brinquedos que se adequem a essa condição.

Hora da soneca

O pet idoso irá querer dormir mais, não tem jeito, ele fica cansado com mais facilidade e já não tem mais tanta disposição, então respeite o espaço do seu bichinho e o deixe dormir. Alguns pets podem dormir muitas horas seguidas e diminuir as idas ao banheiro, por isso é importante ficar atento e caso note que ele fica muito tempo sem fazer suas necessidades acorde-o. Pet que faz xixi poucas vezes ao dia pode desenvolver problemas renais.

Dê muito carinho

Conforme a idade vai avançando, o bichinho vai querer passar mais tempo perto dos donos. Nessa fase, é comum que o pet procure receber mais carinho e atenção. Portanto, acaricie, brinque, converse, esteja presente para ele, mostre que ele é importante e o quanto você o ama.

Se organize para melhor cuidar do seu pet

Para que você dê conta de atender todas as necessidades do seu animal, é importante se organizar para não perder nenhuma consulta ou esquecer de reservar um tempo para os passeios. É essencial que você mantenha uma agenda com as datas e horários de cada compromisso. Para facilitar essa tarefa, você deve baixar o mapspet. Dá para cadastrar os horários de remédios, de consultas no veterinário, programar vacinas e vermifugações, e ainda conferir as melhores lojas com produtos de qualidade para o seu pet.

 

Baixe nosso APP

App Store

Google Play