d45679f7054ffd0e496a2866a7a616bc

Cão-guia: tudo o que você precisa saber sobre esse assunto

0da279554ad484ec9b639d4d172b2ad1
Os cães possuem uma relação muito especial com o ser humano e, muitas vezes, são considerados membros da família, recebendo tratamentos especiais de seus tutores. Além da amizade, eles podem desempenhar um papel muito importante para a inclusão de pessoas com deficiências visuais: podem atuar como cães-guias.
Algumas das muitas responsabilidades deles são seguir para determinada direção apenas após o comando do tutor auxiliar na hora de pegar o transporte público e desviar de obstáculos ou buracos pelo caminho.

Treinamento dos cães-guias

Os animais que vão atuar nessa função passam por um treinamento especial em instituições especializadas que, geralmente, não possuem fins lucrativos. Eles são oferecidos aos seus novos tutores sem custos ou cobranças.
Algumas raças são mais utilizadas, como o labrador, o golden e o pastor alemão. Elas possuem características que favorecem o adestramento, lidando melhor com as pessoas. Essas linhagens são inteligentes e fortes, ao mesmo tempo em que são carinhosas e se adaptam com facilidade.
É importante as pessoas conhecerem o guia de etiquetas ao lidar com esses animais treinados. Não se deve brincar ou oferecer comida para os cães sem antes perguntar ao tutor se isso pode ser feito. Os estímulos podem confundir o guia e ele, então, pode perder o foco na sua função.
Garantia por lei

O cão-guia tem o direito garantido pela lei 11.126 de ingressar e permanecer em ambientes onde seu tutor esteja, também em meios de transporte. Isso vale para ambientes públicos e para privados. Ele é treinado para não incomodar e sabe se comportar muito bem.
Quanto tempo eles recebem de treino?

Os animais que irão se tornar guias ficam até cerca de um ano e meio de idade com uma família socializadora. A partir daí, eles passam cinco meses com a escola de treinamento, aprendendo como se comportar e como lidar com os seus futuros tutores. O último mês de aprendizado já é com o seu novo humano de estimação.
Quanto ao fim do seu tempo de trabalho, não existe uma regra. Entretanto, a maioria segue auxiliando o seu tutor até os 10 anos de idade.
Como o cão sabe o caminho certo ao guiar seu tutor

Ele não sabe! É muito comum as pessoas acharem que os deficientes visuais estão perdidos e os cães sabem para onde levá-los. A verdade, é que o responsável pelo animal sabe onde está e sabe o seu caminho, através de sons, de calçadas, pontos de referência em geral. Então, ele próprio dá as orientações para o seu guia.
O cão-guia é uma excelente oportunidade de aproveitar a parceria do melhor amigo do homem para auxiliar pessoas com deficiências visuais. Eles precisam ser cuidados e estarem em dia com a saúde, como todos os animais de estimação.
Para te ajudar a cuidar do seu pet de estimação, baixe o mapspet e tenha um grande aliado na hora de fazer o bem e promover a saúde do seu amigo de quatro patas. O bem-estar do seu animal estará sempre a um desbloqueio de tela de distância.

 

Google Play

App Store