happy-dog-with-owner-2_1024x1024

Benefícios dos pets para a saúde humana

happy-dog-with-owner-2_1024x1024

 

O convívio com os animais pode proporcionar muitos benefícios para a saúde humana. Sem dúvida, esses bichinhos são capazes de trazer muita alegria no dia a dia, melhorando o humor e o bem-estar de forma geral.Quem aí não se sente feliz ao chegar em casa depois de um dia estressante de trabalho e se deparar com o cachorro, por exemplo, te esperando todo alegre? E os donos de outros tipos de pet também desfrutam do mesmo prazer, porque os bichanos e aves, por exemplo, demonstram muito amor e são grandes companheiros. São muitos os aprendizados quando cuidamos bem dos nossos pets, pois eles também nos ensinam a valorizar os momentos mais simples da vida.

Confira a seguir mais sobre os benefícios dos pets para a saúde humana!

1 – Reduz o estresse

Entre os diversos benefícios dos pets para a saúde, podemos citar a redução do estresse. Já foi provado que o convívio diário com os animais proporciona mais alegria aos humanos e uma sensação de bem-estar. Ter contato com cachorros, gatos, aves ou outro pet diminui os níveis de cortisol, que é o hormônio que está relacionado ao estresse, responsável por ocasionar diversos problemas à saúde.

2 – Protege contra alergias

Principalmente para as crianças, ficar algumas horas com os animais colabora para tornar o sistema imunológico mais forte, diminuindo assim as chances de alergias e infecções. Devido à sensação de relaxamento proporcionado pelo convívio com os pets, o organismo eleva os níveis de imunoglobina A, evitando que vírus e bactérias se proliferem.

3 – Alivia os sintomas da depressão

A depressão é uma das doenças que mais preocupa os médicos na atualidade. De acordo com dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, a doença atinge 322 milhões de pessoas em todo o mundo, e o Brasil é apontado como o país com mais deprimidos da América Latina. E, quando estamos falando dos diversos benefícios dos pets para a saúde, os animais representam mais uma força para agir, aliviando os sintomas da depressão.

4 – Melhora a autoestima

Ao conviver com os animais, os seres humanos vão aumentando a sua percepção de importância. Eles passam a aprender mais sobre afeto e amor genuíno, melhorando também a sua autoestima. Cuidar de um pet nos faz observar o quanto somos importantes para os bichinhos, tornando-nos mais autoconfiantes. Nossa saúde emocional fica mais fortalecida.

5 – Combate o sedentarismo

Para quem tem cachorro em casa, uma das tarefas de extrema importância para a saúde do animal é levá-lo para um passeio. Além disso, eles sempre querem desfrutar daquele momento de brincadeira, o que ajuda o dono a movimentar o corpo. Por isso, ter um animal de estimação é sinônimo de deixar de lado o sedentarismo, nem que seja por alguns minutos por dia. Isso, sem dúvida, já ajuda bastante a tornar o corpo mais ativo.

Como você pode observar, os animais de estimação são importantes para a saúde humana, por isso também merecem atenção e carinho especial.

Quer obter mais informações e dicas de como melhorar o cuidado com o seu pet? Baixe agora o mapspet.

Google Play

App Store