petapartamento

5 Dicas para quem tem um pet em apartamento

petapartamento

Quem tem um animal de estimação sabe que muitos bichinhos gostam de espaço, de correr por todo lado e podem sentir desconforto quando estão restritos em um ambiente muito pequeno. Ainda assim, nem todo mundo tem um local grande para cuidar de um pet e isso não deve ser empecilho para realizar a adoção de um companheiro pra vida toda.

Pensando nisso, aqui estão cinco dicas para quem mora em apartamento e mesmo assim quer dar qualidade de vida e muito amor para um animal:

  1. Verifique as regras de convivência do condomínio

É importante saber em quais locais é permitido o acesso de animais para que não haja qualquer descumprimento ou até desentendimento com os vizinhos. Em geral, eles não devem circular nas áreas comuns do condomínio, sendo autorizado apenas o trânsito pelo elevador de serviço e utilizando guia.

Ainda assim, vale ressaltar que, de acordo com a Constituição Federal, é nula e sem efeito qualquer conveniência condominial que proíba a existência ou permanência de animais domésticos. Ademais, este ano foi sancionada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) que a proibição só vale se o pet representar risco à segurança, à higiene e à saúde dos demais.

  1. Eduque o seu companheiro

Adestrar os pets e educá-los pode ser uma boa opção para ensinar a não ficar latindo quando você estiver fora, a fazer o xixi no lugar indicado e não destruir os móveis. Assim como uma criança precisa aprender o que é correto, o mesmo vale para o seu animal de estimação. Esse é um investimento que muitos tutores consideram supérfluo, mas que é fundamental.

  1. Reserve um banheirinho

É importante ter um local, que pode ser numa área de serviço, reservado para que o seu animal tenha um próprio banheirinho e faça suas necessidades. Ali, o uso de tapetes higiênicos ou caixinha de areia, além de outros itens de limpeza que são extremamente importantes. Além disso, é a forma mais eficaz de garantir que o pet não saia fazendo xixi no pé da geladeira, do sofá… Ufa!

  1. Faça ajustes

Querendo ou não, é preciso fazer ajustes no apartamento. Guardar objetos perigosos, tomar cuidado com as quinas afiadas de móveis, estar atento aos fios desencapados e o principal colocar tela de proteção nas janelas e sacadas são elementos essenciais para proteger o animal de possíveis riscos e perigos que o apartamento oferece. Ah, e nada de deixar o pet num apartamento todo fechado em dias quentes, lembre-se de manter o ambiente fresco e arejado.

  1. Passeie, brinque e curta

Assim como você não passa o dia inteiro preso dentro do apartamento sem fazer nada, o mesmo não pode acontecer com o seu cachorrinho. Ofereça passeios diários como uma forma de fazer exercícios, divertir-se, socializar com outros animais e pessoas, e ainda – preste atenção ao bônus! – de fazer todas as necessidades fora do seu lar. Mas, lembre-se: levar o saquinho é primordial! Para os gatinhos, lembre de ter brinquedos que eles possam interagir e, assim, a diversão é garantida.

E para os pets mais ativos existem as creches que contam com recreadores para ajuda seu pet a gastar bastante energia.

Outras maneiras de cuidar

Se você quer encontrar outras maneiras de cuidar do seu pet de estimação não apenas no apartamento, como na vida, o mapspet é um aplicativo de cuidado e saúde animal perfeito para você. Por ele, você pode cadastrar e programar vacinas, vermifugação e medicamentos, comprar produtos específicos para o seu pet e ainda receber notificações sobre os horários de remédios e as consultas agendadas com veterinários. Tem coisa melhor?

Baixe o aplicativo e descubra como cuidar do seu melhor amigo.

 

Google Play

App Store