AdobeStock_220165407-1024x683-1024x683

5 Dicas para adaptar seu gato a uma nova casa

istockphoto-1149347234-612x612

 

Os felinos domésticos são animais fofos, companheiros e fiéis ao dono, mas não são muito chegados a mudanças. Por isso, se você irá para um novo endereço, é necessário ter alguns cuidados para adaptar seu gato a uma nova casa. Afinal, ele pode estranhar o transporte, o local e o cheiro. Cabe a você fazer o possível para deixá-lo mais confortável.

Isso já começa na hora de transportá-lo. Leve-o em uma caixa de transporte, limpa e muito segura, para não correr risco dele fugir. Depois disso, antes de soltá-lo na casa nova, prepare o local.

Lembre-se de que ele estará assustado. Por isso, você deverá ter paciência e cuidado. Veja dicas.

1 Prepare o ambiente para adaptar seu gato a uma nova casa

A primeira coisa a ser feita é fechar janelas e ventarolas da casa toda. Isso deve ser feito mesmo quando você já tiver instalado as redes de segurança, para evitar fugas. Feche tudo, desligue a música e evite barulhos fortes.

Não se esqueça de olhar se a ventarola do banheiro está fechada, para que ele não tenha nenhuma possibilidade de correr e acabar fugindo.

2 Espalhe os brinquedos e paninhos que ele gosta pela casa

Antes de soltá-lo, pegue os panos que ele gosta de dormir e espalhe pela casa. Coloque também os arranhadores e alguns brinquedos. Isso será importante para que ele sinta que o cheirinho dele e os objetos que ele gosta estão no novo ambiente.

Em um lugar melhor, como por exemplo um quarto, coloque uma caminha, uma caixinha de areia, o potinho de água e de comida do pet. Prepare esse local para ele passar algumas horas ou até os primeiros dias.

3 Solte o seu bichano

Agora que já tem o cheiro dele na casa toda, chega o momento de soltá-lo no local que você preparou com a caminha, caixinha de areia e alimento. Feche a porta, entre com ele, converse e tente acalmá-lo. Depois disso, coloque a caixinha de transporte em um local firme e estável e abra a portinha.

Se o seu pet tiver o costume de dormir em sua cama e se você puder deixá-lo em seu novo quarto por uma noite, pode ser interessante colocar a caixa de transporte sobre a sua cama, sentar nela e abrir a porta, de modo que o felino te veja.

O cheiro familiar e a sua presença no local será importante na hora de adaptar seu gato a uma nova casa. Ele se sentirá mais seguro ao perceber que conhece a cama e que você está lá.

Deixe que o pet fique à vontade, que cheire tudo e se esfregue pelos móveis ou parede. Isso é importante para que ele demarque o território e possa se sentir mais seguro em seu novo lar.

4 Abra a porta do quarto

Apenas depois que você notar que o felino está bem mais tranquilo, você deverá abrir a porta do quarto. Cada gato reage de uma forma. Alguns, em poucas horas, já tomaram conta do ambiente e estão prontos para conhecer o restante. Outros ficam mais assustados e precisam de mais tempo.

5 Veja como ele reage

Abriu a porta? Agora é hora de ver como ele reage. Coloque a caixa de areia e os potes de água e comida no local que você quer que eles fiquem. Mostre ao pet. Deixe ele explorar o território e esteja presente, sempre que puder. Os gatinhos levam em média 60 dias para estar totalmente familiarizados com a nova casa.

Quer cuidar ainda melhor do seu bichano? Baixe o mapspet e mantenha a saúde dele em dia.

 

Google Play

App Store